sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Renascer

Renascer foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 8 de Março a 13 de Novembro de 1993, às 20 horas.

Renascer foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho e Mauro Mendonça Filho, e foi apresentada em 213 capítulos. Apresentou António Fagundes, Marcos Palmeira e Adriana Esteves como protagonistas, Tarcísio Filho, Taumaturgo Ferreira, Marco Ricca e Patrícia Pillar como co-protagonistas e Herson Capri como antagonista principal.


Sinopse

A saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se e casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula que perde a mãe no parto.

O facto faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafecto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, onde as suspeitas recaem sobre o próprio Inocêncio.

Mas o Coronel, como é conhecido, tem um outro inimigo perigoso, Teodoro, seu vizinho, que trava uma luta pela posse de terras. Para piorar, João Pedro acaba casando-se com Sandra, filha de Teodoro.


Elenco

* António Fagundes .... Zé Inocêncio
* Adriana Esteves .... Mariana
* Marcos Palmeira .... João Pedro
* Patrícia Pillar .... Eliana
* Tarcísio Filho .... Zé Bento
* Taumaturgo Ferreira .... Zé Venâncio
* Marco Ricca .... Zé Augusto
* Luciana Braga .... Sandra
* Maria Luísa Mendonça .... Buba (Alcides)
* Herson Capri .... Teodoro
* Osmar Prado .... Tião Galinha
* Paloma Duarte .... Teca
* Tereza Seiblitz .... Joaninha
* Jackson Costa .... Padre Lívio
* Chica Xavier .... Inácia
* Roberto Bonfim .... Diocleciano
* Regina Dourado .... Morena
* Kadu Moliterno .... Rafael
* Jackson Antunes .... Damião
* Isabel Fillardis .... Ritinha
* Luiz Carlos Arutin .... Rachid
* Eliane Giardini .... Yolanda (Dona Patroa)
* Mara Carvalho .... Aurora
* Oberdan Júnior .... Pitoco
* José de Abreu .... Egberto
* Jofre Soares .... Padre Santo
* Cecil Thiré .... Delegado Olavo
* Leila Lopes .... Professora Lu
* Grande Otelo .... Seu Francisco(Pai de Ritinha)

Primeira fase

* Leonardo Vieira … Zé Inocêncio
* Patrícia França .... Maria Santa
* José Wilker .... Belarmino
* Fernanda Montenegro .... Jacutinga
* Solange Couto .... Inácia
* Gésio Amadeu .... Jupará
* Cacá Carvalho .... Venâncio
* Ana Lúcia Torre .... Quitéria
* Leonardo Brício .... Diocleciano
* Nelson Xavier … Noberto
* Betty Erthal … Nena
* Daniele Rodrigues .... Juliete


Curiosidades

* Telenovela de maior audiência da década de 1990, com média geral de 60 pontos.

* Renascer foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 14 de agosto de 1995 e 1º de março de 1996, em 145 capítulos, as 14h20.

* A primeira fase da telenovela se estende até o capítulo 5, no ar a partir da sexta-feira, dia 12 de março de 1993, quando Maria Santa (Patrícia França) morre ao dar à luz João Pedro (Marcos Palmeira). A trama dá um salto de 30 anos e mostra José Inocêncio (António Fagundes), já cinquentão, criando os quatro filhos: José Augusto (Marco Ricca); José Bento (Tarcísio Filho); José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e o rejeitado João Pedro (Marcos Palmeira). José Venâncio, morreria logo no início da trama, vítima de uma tocaia.

* Após o término de Renascer, alguns actores foram para o SBT fazer Éramos Seis: Osmar Prado, Marco Ricca, Leonardo Brício, Tarcísio Filho e Luciana Braga.

* Primeira telenovela com abertura 100% digital renderizado em computador (CGI). Entretanto, a animação teve de ser acelerada numa ilha de edição analógica para alcançar os 30 quadros por segundo. A tecnologia da época não permitia a riqueza de detalhes dos gráficos sendo gerados em tempo real a mais do que 5 quadros por segundo. Foram utilizados duas estações em cluster da Silicon Graphics (SGI) cada uma rodando à 80 MHz com 20 MB de RAM compartilhadas entre elas[carece de fontes?].

* Os cenários de Renascer reproduziam o interior de quatro casas de fazendas de cacau. As cenas que mostravam as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo e foram gravadas nos estúdios da Rede Globo, no Rio de Janeiro. As cenas externas eram gravadas em Ilhéus, na Bahia. A casa do personagem José Inocêncio (António Fagundes) fica na fazenda Primavera, que hoje é um dos pontos turísticos para quem vai visitar a zona cacaueira da Bahia. As cenas da vila "Jequitibá Rei", onde aparecia a casa de Jacutinga e a venda do Norberto eram gravadas no distrito de Rio do Braço, em Ilhéus. O interior do bordel de Jacutinga era um cenário montado na cidade cenográfica de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

* Algumas cenas da telenovela foram realizadas em película de cinema. Tal feito pôde ser visto nas cenas em que o jagunço Damião (Jackson Antunes) chegava à cidade grande.

* Benedito Ruy Barbosa, autor do sucesso Pantanal, da TV Manchete, a qual havia sido recusada pela Rede Globo, foi resgatado para a equipe de autores da emissora, que lhe entregou o horário nobre. Comparações entre as tramas de Pantanal e Renascer foram inevitáveis.

* José Inocêncio foi interpretado por dois actores: Leonardo Vieira, na juventude, e António Fagundes, na maturidade.

* A telenovela contou com a participação de Luiz Carlos Arutin, em seu último e memorável papel em telenovelas da Globo, como o turco Rachid, que na verdade era libanês. O último papel de sua carreira foi em A Idade da Loba, na Rede Bandeirantes.

* Outros personagens marcantes de Renascer foram a hermafrodita Buba, na interpretação de Maria Luísa Mendonça; Tião Galinha, na interpretação de Osmar Prado; o jagunço Damião de Jackson Antunes; a cafetina Jacutinga, interpretada por Fernanda Montenegro; Joaninha, a brejeira vivida por Tereza Seiblitz; Eliana,uma mulher obssessiva e louca vivida por Patrícia Pillar e a menina de rua Teca, vivida por Paloma Duarte, em sua estreia na Globo.

* Foi a estreia de Patrícia França em telenovelas. Ela havia sido revelada no ano anterior na minissérie Tereza Batista.

* Foi a estreia dos actores Leonardo Vieira, Jackson Antunes, Maria Luísa Mendonça, Marco Ricca, Paloma Duarte e Isabel Fillardis.

* Memorável a cena do primeiro capítulo em que José Inocêncio (Leonardo Vieira) finca seu facão em um frondoso pé de jequitibá.

* Uma das cenas mais emocionantes também foi a do último capítulo, com a morte de Zé Inocêncio (António Fagundes), quando ele pede ao filho João Pedro (Marcos Palmeira) que o abrace e o desculpe pelos anos de indiferença.

* Outra cena marcante foi a de padre Lívio, interpretado por Jackson Costa, ao declamar a poesia Enfim Te Encontro, sobre a existência de Deus, poesia essa cuja autoria é de Otávio Barbosa Júnior, irmão mais novo de Benedito Ruy Barbosa.

* A fraca interpretação de Adriana Esteves, cuja personagem, Mariana, chamava José Inocêncio de Painho, suscitou muitas críticas. A actriz só voltaria à TV na minissérie global Decadência, em 1995, dois anos depois.

* Destaque para o bordão do Coronel Belarmino, personagem de José Wilker: "Justo, muito justo, justíssimo!".

* Parte do último capítulo de Renascer foi ao ar no sábado, dia 13 de novembro de 1993, devido a exibição de um jogo de futebol. No domingo, dia 14 de novembro, o capítulo foi exibido na íntegra depois do Fantástico.

* Foi o maior sucesso de Benedito Ruy Barbosa .

* Teve título provisório de Buba meu boi e Jequitibá Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário